NOTA INTRODUTÓRIA AO ESTUDO DA BÍBLIA


 

Atualizada em 01 de janeiro de 2011.


 

A primeira versão desta página foi publicada em julho de 1999.


 

ADVERTÊNCIA IMPORTANTE



Apresento, a seguir, algumas noções de exegese bíblica católica. A exegese é o estudo rigoroso de um texto, a partir de regras e conceitos metodológicos, pelos quais se busca alcançar o melhor sentido daquilo que está escrito. Aplicado ao estudo da Bíblia, chama-se 'exegese bíblica'.

Os conceitos e comentários exibidos nestas páginas foram compilados a partir de cursos e leituras, material que agora coloco à disposição dos interessados. Ao divulgar estas notas, quero homenagear o amigo Padre Luiz Uchoa, grande biblista cearense falecido em junho de 1998, que foi meu professor no Seminário da Prainha, em Fortaleza, com quem aprendi os conhecimentos que agora reparto com aqueles que pretendem ler a Bíblia com maior proveito.

Por oportuno, quero advertir o leitor sobre o fato de que o estudo da Bíblia é tarefa contínua, não se esgota, porque se trata de um livro trans-histórico, isto é, ele fala em cada época para as pessoas daquele tempo. Daí que a interpretação da Bíblia também é dinâmica e está em constante processo. E convém não esquecer ainda que uma interpretação mais adequada jamais poderá ser alcançada sem o auxílio da fé, não basta o simples conhecimento, a simples compreensão.

Por último, quero ressaltar que o meu intuito aqui é trazer informações de boa procedência. Sei que o estudo da Bíblia não é realizado somente pelos católicos e que há divergências quanto à interpretação de certas passagens. Se o leitor discordar dos conceitos e comentários apresentados, estará exercitando o seu direito de contestar. Não tenciono, porém, levantar polêmicas.

Cordialmente, Antonio Carlos.


 
 

Comentários e sugestões

Envie uma mensagem dando sua opinião, fazendo sugestões e comentários..


Retorna ao Índice   Continua